O novo método de pesquisa revela hábitos alimentares

O novo método de pesquisa revela hábitos alimentares

A tecnologia móvel está fornecendo novas maneiras de pesquisar o que, quando e onde as pessoas comem, com vista a encorajar hábitos alimentares mais saudáveis, conforme observado na pesquisa realizada no Laboratório de Biologia Regulatória do Instituto Salk em La Jolla, CA, e publicado no Metabolismo Celular.

Os cientistas usaram uma aplicação de celular para coletar dados sobre a ingestão diária de alimentos e bebidas de mais de 150 participantes ao longo de um período de 3 semanas, com resultados fascinantes.

Satchidananda Panda, autora principal do estudo atual e professora associada do Instituto Salk, é especializada em investigar os vínculos entre o ritmo circadiano (ou relógio corporal) das pessoas e a saúde. Seu trabalho se concentra em como os genes, moléculas e células do corpo “mantêm todo o corpo no mesmo relógio circadiano”.

O objetivo declarado do projeto era pilotar uma maneira de estudar objetivamente os efeitos da ingesta de alimentos temporários em seres humanos e, em seguida, avaliar se a redução da duração diária afetaria a saúde. No entanto, o meio de coleta de dados permitiu que mais do que isso seja revelado.

O panda e o primeiro autor Shubhroz Gill, um associado pós-docente do grupo de Panda, hipotetizaram que um cronograma de alimentação temporária poderia impedir o ” atraso metabólico do avião “, quando os ritmos circadianos do corpo se distorcem devido a tempos de comer irregulares ou mudanças de hábitos, por exemplo, entre Dias úteis e fins de semana.

Eles decidiram usar o aplicativo para pesquisa depois de notar a falta de pesquisa publicada sobre tempos de comer.

O laboratório da Panda havia descoberto anteriormente que mudar a duração da alimentação em ratos poderia ajudar a prevenir a obesidade e a doença.

Um aplicativo para registrar os hábitos alimentares das pessoas

Gill e Panda projetaram um aplicativo para coletar, analisar e interpretar os padrões de consumo de alimentos das pessoas. As pessoas enviariam fotos de qualquer coisa que comessem ou bebiam, de toda uma garrafa de água a algumas picadas de um biscoito, para análise. O aplicativo também capturou metadados, como por exemplo, onde o alimento foi comido e um timestamp. Lembretes foram enviados diariamente para os participantes.

Os voluntários de 21 a 55 anos foram convidados a se inscrever para o estudo através de anúncios em linha e impressos na área de San Diego. Tendo visitado o laboratório para assinar um formulário de consentimento, eles tiveram acesso a um aplicativo de pesquisa móvel gratuito, através do qual eles deveriam pegar e enviar fotos de tudo o que comiam durante um período de 3 semanas. Os participantes não deveriam estar em qualquer programa de gerenciamento de alimentos ou perda de peso nos últimos 6 meses.

Os dados coletados através do aplicativo mostraram que a maioria das pessoas come durante um período de 15 horas ou mais por dia, consumir menos de 25% de suas calorias antes do meio-dia e mais de 33% de suas calorias após as 18 horas.

Encontrar que a maioria das pessoas consome alimentos durante 15 horas ou mais em um dia levou os pesquisadores de volta à sua pergunta original: o aplicativo pode ajudar algumas pessoas a serem mais saudáveis ​​incentivando um período de alimentação com restrição de tempo, ou seja, por menos e mais consistente Horas a cada dia?

Para testar isso, eles escolheram oito indivíduos com excesso de peso que costumavam comer durante mais de 14 horas por dia para comer por um período de 10 a 11 horas, sem recomendações para mudar sua dieta normal. Eles também tiveram acesso a um “feedogram”, que forneceu informações sobre sua ingestão.

Após 16 semanas, perderam uma média de 3,5% de seu excesso de peso corporal e todos relataram “sentir-se mais enérgico e ter dormido melhor”.

Isso sugere que comer durante um período mais curto poderia ajudar a melhorar o bem-estar, pelo menos para algumas pessoas.

O novo meio adiciona novas dimensões aos dados

Os pesquisadores foram encorajados pelo entusiasmo dos participantes com este novo método de pesquisa e as dimensões adicionais dos metadados reunidos.

A informação sobre os locais de consumo de alimentos foi revelada através dos antecedentes das imagens. As pessoas consumiram comida em uma variedade de lugares, desde postos de gasolina até sentados na cama. Esse tipo de dados incidentais não teria sido coletado se a tecnologia móvel não tivesse sido usada.

Da mesma forma, uma dimensão cultural foi revelada através do meio de aplicação móvel. Os dados mostraram que os americanos preferem leite ou café pela manhã, chá durante o dia e álcool à noite. O iogurte era principalmente comido pela manhã, enquanto os sanduíches ou hambúrgueres eram favorecidos na hora do almoço. Vegetais e sorvetes eram mais propensos a serem consumidos à noite. O chocolate e os doces foram registrados a partir das 10 horas em diante.

Um outro papel para o aplicativo, sugerem Gill, poderia ser na implementação de estratégias de medicina personalizada. Observou-se que 2 dos 3 participantes estavam tomando suplementos, mas em diferentes momentos do dia. O uso de suplementos e medicamentos pode ser rastreado dessa maneira para análise.

No geral, Panda diz:

“O estudo é sobre o desenvolvimento de métodos e oferece uma visão preliminar sobre o que e quando as pessoas comem. Não se deve tirar a mensagem de que alterar a duração da alimentação é o único método para melhorar a saúde. Isso também pode ser arriscado para indivíduos com hipoglicemia de jejum não diagnosticada “

Os pesquisadores sugerem que estudos maiores, que refletem as diferenças nos hábitos entre trabalhadores por turnos ou pessoas de diferentes grupos socioeconômicos, seriam úteis para descobrir mais variações. Panda também espera testar os benefícios da alimentação restrita no tempo em diferentes condições de sono, atividade e doença.

O aplicativo de smartphone está disponível para qualquer pessoa que esteja disposta a contribuir com seus dados para um estudo do Instituto Salk aprovado pelo IRB. Visite myCircadianClock.org e baixe o aplicativo “myCircadianClock” da iOS App Store ou do Google Play. O aplicativo ajudará a registrar a ingestão de alimentos, água, bebidas e suplementos e, após 2 semanas, revelar o próprio “feedograma” do usuário.

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